O aprofundamento da cooperação entre o CDP e o EFRAG marca um avanço na criação de eficiência no ecossistema de dados ambientais
- As organizações confirmam o alto grau de semelhança e interoperabilidade entre o questionário do CDP e o padrão climático ESRS, com mapeamento abrangente a ser publicado no início de 2025
- O CDP e o EFRAG explorarão o fortalecimento do alinhamento do ESRS em 2025, além de fornecer insights sobre dados de resposta alinhados ao ESRS para o mercado
- A parceria CDP-EFRAG visa a reduzir a carga de reporte para as empresas e apoiar as organizações em todo o mundo na preparação para a conformidade com a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD)
12 de novembro de 2024 (Bruxelas): Na COP29, o EFRAG e o CDP, o sistema global de divulgação independente para as empresas medirem e gerirem os seus impactos ambientais, anunciaram hoje uma ampla comunalidade e interoperabilidade entre o CDP e as Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS). Isso marca um passo significativo em direção aos objetivos compartilhados de ambas as organizações de criar eficiência no ecossistema de dados ambientais.
O anúncio surge como resultado da colaboração contínua entre o CDP e o EFRAG. Os esforços conjuntos de mapeamento revelaram uma semelhança substancial entre o questionário do CDP e o padrão climático ESRS (ESRS E1), com o mapeamento provisório das organizações revelando que um nível tão alto de semelhança beneficia as empresas nos dois sentidos: os repórteres do ESRS E1 acharão mais fácil concluir as divulgações do CDP, enquanto as empresas divulgadoras do CDP estarão bem preparadas para os requisitos de relatórios do ESRS E1. Isso será detalhado em um mapeamento abrangente a ser publicado no início do próximo ano, antes do ciclo de divulgação do CDP de 2025.
Como um dos principais parceiros de adoção do mercado ESRS para o EFRAG, o CDP está bem posicionado para apoiar a adoção das normas europeias em todo o mundo. Com empresas que representam 90% dos mercados de ações europeus já usando o CDP para divulgar dados ambientais, a plataforma de divulgação ambiental do CDP será uma ferramenta importante para acessar dados alinhados ao ESRS.
Sherry Madera, CEO do CDP, disse: "No CDP, continuamos a evoluir nosso sistema de divulgação para atender às necessidades do mercado em constante mudança, sempre guiados por nossa filosofia 'escreva uma vez, use muitas'. Ao colaborar estreitamente com os normatizadores como o EFRAG, estamos trabalhando para um ecossistema global de divulgação ambiental mais eficiente que beneficie tanto as organizações de relatórios quanto os usuários de dados.
A nossa valiosa parceria com o EFRAG está enraizada nos nossos objetivos comuns de tornar a divulgação ambiental mais eficiente e valiosa. A extensa semelhança que identificamos entre o questionário do CDP e o padrão climático ESRS é apenas o primeiro passo e reforça nosso compromisso de simplificar o processo de relatórios para organizações em todo o mundo."
Patrick de Cambourg, presidente do Comité de Comunicação de Informações sobre Sustentabilidade do EFRAG, afirmou: "A nossa missão no EFRAG é, em consonância com a ambição da CSRD, dar um contributo crítico para o desenvolvimento de dados relacionados com a sustentabilidade de qualidade e acessíveis, a fim de promover o crescimento sustentável das empresas, bem como a transparência e a responsabilização perante todas as partes interessadas.
Nosso trabalho contínuo no mapeamento de pontos de dados é um grande passo à frente, pois foi projetado para alinhar o questionário do CDP ao máximo possível com as divulgações do ESRS, para que os usuários da plataforma CDP se beneficiem de um mecanismo de relatório digital direto."
A cooperação EFRAG-CDP inclui várias iniciativas fundamentais destinadas a reduzir o esforço de prestação de informações para as empresas, apoiando simultaneamente as organizações mundiais na aplicação da Diretiva Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas. Após o anúncio de hoje da semelhançaexistente entre a plataforma do CDP e o ESRS E1, o CDP fornecerá insights sobre os dados de resposta alinhados ao ESRS para o mercado. O CDP também explorará o fortalecimento do alinhamento de seu questionário com o ESRS E1 em 2025.
O CDP e o EFRAG colaborarão para publicar orientações de mapeamento entre o ESRS e o questionário do CDP de 2025 para apoiar as empresas no próximo ciclo de divulgação. Além disso, um projeto abrangente de pesquisa de mercado envolverá organizações, divulgadores e usuários de dados para identificar os pontos de dados ESRS necessários para informar futuros desenvolvimentos de questionários do CDP.
Sobre o CDP
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 700 instituições financeiras com mais de US$ 142 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Mais de 24.800 empresas em todo o mundo divulgaram dados por meio do CDP em 2024, incluindo empresas listadas com mais de dois terços da capitalização de mercado global. Alinhado com o padrão climático do ISSB, IFRS S2, como sua linha de base fundamental, o CDP detém o maior banco de dados ambiental do mundo, e as pontuações do CDP são amplamente utilizadas para orientar as decisões de investimento e aquisição em direção a uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, We Mean Business Coalition, The Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite cdp.net ou siga-nos @CDP para saber mais.
Sobre o EFRAG
A missão do EFRAG é servir o interesse público europeu na comunicação de informações financeiras e de sustentabilidade, desenvolvendo e promovendo pontos de vista europeus no domínio da comunicação de informações sobre as empresas. O EFRAG baseia-se e contribui para os progressos na comunicação de informações institucionais. Nas suas atividades de comunicação de informações sobre sustentabilidade, o EFRAG presta aconselhamento técnico à Comissão Europeia sob a forma de projetos de normas europeias para a comunicação de informações sobre sustentabilidade (ESRS) elaborados no âmbito de um processo equitativo sólido e apoia a aplicação efetiva das ESRS. O EFRAG procura obter contributos de todas as partes interessadas e obtém dados sobre as circunstâncias europeias específicas ao longo do processo de definição de normas. Sua legitimidade é construída com base na excelência, transparência, governança, devido processo, responsabilidade pública e liderança de pensamento. Tal permite que o EFRAG fale de forma convincente, clara e coerente e seja reconhecido como a voz europeia na comunicação de informações sobre as empresas e um contributo para o progresso mundial na comunicação de informações sobre as empresas.
Contatos de imprensa
Adam Szentes, Gerente de Marketing e Comunicações, Europa, CDP: [email protected] | [email protected]
Caroline Martins, Gestora de Comunicações, EFRAG: [email protected]