Baku, Azerbaijão – 14 de novembro de 2024: Duas organizações líderes dentro do ecossistema de sustentabilidade corporativa estão aprofundando sua colaboração para melhorar e agilizar os relatórios ambientais, seguindo um Memorando de Entendimento assinado entre o CDP e a Global Reporting Initiative (GRI) durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas COP29 em Baku.
A GRI fornece a linguagem comum global para as organizações relatarem seus impactos ambientais, sociais e econômicos – as Normas GRI. O CDP é o sistema global de divulgação independente para as empresas medirem e gerenciarem seus impactos ambientais. Mais de 14.000 organizações usam os Padrões GRI, enquanto mais de 24.800 empresas que representam mais de dois terços da capitalização de mercado global divulgam por meio do CDP. A colaboração reconhece que, por meio do questionário anual do CDP, as empresas podem relatar dados alinhados à GRI para as partes interessadas e para o mercado global em geral.
Sob o novo acordo, o CDP e a GRI desenvolverão capacidade e simplificarão a divulgação para as empresas, com o objetivo de aumentar o acesso a dados comparáveis por meio de relatórios ambientais que reflitam a mais alta ambição. O MoU ajudará as duas organizações a progredir em seu alinhamento técnico, incluindo um exercício de mapeamento para melhorar a interoperabilidade e uma avaliação do questionário do CDP e dos Padrões Temáticos GRI para mudanças climáticas, água e biodiversidade.
Cristina Gil White, CEO interina da GRI, disse:
"Por mais de 25 anos, a GRI tem sido um catalisador para as organizações entenderem e relatarem seus impactos, capacitando-as a desbloquear valor sustentável e trazer mudanças positivas. A sinergia com o CDP, em termos de nossas ambições compartilhadas de que os relatórios corporativos de impactos ambientais sejam mais abrangentes e eficazes, é clara.
Enquanto as nações estão reunidas em Baku para conversas cruciais sobre como acelerar o progresso para alcançar o Acordo de Paris, tenho o prazer de assinar este significativo MoU com o CDP. Acredito que a colaboração formal levará à clareza para as empresas e outras partes interessadas sobre o alinhamento entre os Padrões GRI e o questionário do CDP, aumentando a facilidade de relatar de forma a fornecer dados relevantes e acionáveis."
Sherry Madera, CEO do CDP, disse:
"O CDP tem orgulho de fortalecer nossa colaboração com a GRI. Este acordo aumentará a eficiência dos relatórios ambientais, permitindo que as empresas forneçam dados mais comparáveis e acionáveis. Ao divulgar por meio do CDP, as empresas podem divulgar dados alinhados à GRI diretamente às partes interessadas e ao mercado global mais amplo. Este é um passo crucial para acelerar a ação climática global e garantir que as empresas possam atender aos mais altos padrões de transparência e responsabilidade."
NOTAS AOS EDITORES
O questionário corporativo do CDP já está parcialmente alinhado com a GRI 303: Água e Efluentes 2018 e divulgações relacionadas ao clima nas Normas GRI. Mapeamento e alinhamento adicionais serão agora explorados com os próximos padrões climáticos e energéticos da GRI (a publicar no 1º trimestre de 2025) e GRI 101: Biodiversidade 2024.
Sobre o CDP
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 700 instituições financeiras com mais de US$ 142 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Mais de 24.800 empresas em todo o mundo divulgaram dados por meio do CDP em 2024, incluindo empresas listadas com mais de dois terços da capitalização de mercado global. Alinhado com o padrão climático do ISSB, IFRS S2, como sua linha de base fundamental, o CDP possui o maior banco de dados ambiental do mundo, e as pontuações do CDP são amplamente utilizadas para orientar as decisões de investimento e aquisição em direção a uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, We Mean Business Coalition, The Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite cdp.net ou siga-nos @CDP para saber mais.
Sobre a GRI
A Global Reporting Initiative (GRI) é a organização independente sem fins lucrativos que é a arquiteta da linguagem global comum para avaliar e relatar os impactos ambientais, sociais e econômicos. A GRI fornece padrões, ferramentas e treinamento que capacitam organizações de todos os tamanhos a criar valor sustentável e de longo prazo e desbloquear mudanças positivas no mundo.
Fundada em 1997, a GRI liderou um processo global de várias partes interessadas para desenvolver e refinar abordagens rigorosas e práticas para relatórios de sustentabilidade, que atendam às necessidades de todas as partes interessadas. Os Padrões GRI são a estrutura de relatórios de sustentabilidade mais usada no mundo, usada por mais de 14.000 organizações, incluindo 78% das 250 maiores empresas do mundo.
CONTATOS DE MÍDIA
GRI
Tom Whittles – Chefe de Mídia e Conteúdo
E-mail: [email protected] ou [email protected]
CDP
Pedro Martins (11- 98284-4603) e Taynã Souza (11-96703-1386): [email protected]