A parceria ampliada garante que um conjunto essencial de dados climáticos do CDP, necessários para cumprir as metas do Acordo de Paris, esteja público em benefício de todos por meio do NZDPU
- O próximo passo na colaboração fará com que o CDP, um sistema global de divulgação ambiental, se torne o provedor de dados mundiais, fundamental para o Net-Zero Data Public Utility
- Pela primeira vez, os principais dados climáticos de mais de 10 mil empresas, que representam mais de 50% do mercado global de capitalização, devem estar disponíveis gratuitamente
- O CDP e o NZDPU também trabalharão juntos para simplificar relatórios, evitar duplicação e aumentar acesso a dados climáticos corporativos consistentes e comparáveis globalmente.
24 de setembro de 2024 (Nova York): O Net-Zero Data Public Utility (NZDPU), uma base centralizada, aberta e global de dados relacionados à transição climática do setor privado, e o CDP, única plataforma independente de divulgação ambiental do mundo, anunciam hoje planos para uma expansão transformadora de sua parceria filantrópica. Esta nova fase permitirá que o NZDPU compartilhe publicamente um conjunto básico de dados climáticos divulgados por meio do CDP, marcando um passo significativo para tornar as informações climáticas mais acessíveis para benefício público.
O lançamento da fase de teste do NZDPU, com base em informações fornecidas pelo CDP como seu primeiro parceiro de dados, estabeleceu a viabilidade da concessionária e mostrou sua funcionalidade aos usuários. A próxima etapa de colaboração tornará os principais dados climáticos de mais de 10 mil empresas acessíveis ao público, à medida que o NZDPU passe da prova de conceito para a implementação.
Representando mais da metade do valor de mercado global, os dados fornecidos pelo CDP incorporarão uma base relacionada à transição climática, como emissões de GEE e metas de redução de emissões, incluindo dados detalhados específicos do setor de empresas que divulgam informações publicamente na plataforma da organização. Por meio de colaboração contínua, o CDP e o NZDPU trabalham para simplificar os relatórios, evitar a duplicação e aumentar o acesso a dados climáticos consistentes e comparáveis do setor privado em todo o mundo.
O CDP detém o maior conjunto de dados ambientais autorrelatados do mundo. Mais de 700 instituições financeiras com US$ 142 trilhões em ativos e mais de 330 grandes empresas usam o CDP para solicitar dados de empresas listadas e privadas. Em 2023, mais de 23 mil empresas, representando 66% do valor de mercado global, divulgaram por meio do CDP.
A plataforma do CDP está alinhada com o padrão climático ISSB IFRS S2 (International Sustainability Standards Board) e está aumentando seu alinhamento com os Padrões Europeus de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e as recomendações de divulgação da TNFD (The Taskforce on Nature-related Financial Disclosures). Desta forma, garante-se que os dados do CDP, acessíveis por meio do NZDPU, estejam alinhados com os padrões de divulgação mais relevantes.
Supervisionado pelo Comitê Diretor de Dados Climáticos (CDSC), o NZDPU permitirá que os usuários acessem e interpretem facilmente um conjunto básico de dados do setor privado que são essenciais para acelerar o progresso em direção ao cumprimento das metas do Acordo de Paris. Ele fornece acesso a dados em um formato transparente, consistente e aberto que é acessível ao público e se baseará em iniciativas e plataformas de relatórios relacionados ao clima existentes e futuras.
O CDP estima que 75 mil empresas serão solicitadas a divulgar com base nas informações disponíveis.
Michael R. Bloomberg, enviado especial do secretário-geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, disse: "Para acelerar o ritmo do investimento em energia limpa, precisamos de dados climáticos mais confiáveis e precisos. Essa nova parceria nos deixará um passo mais perto de um objetivo crítico: garantir que dados climáticos corporativos comparáveis sejam acessíveis a todos gratuitamente."
Simon Stiell, Secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, disse: "O acesso a dados climáticos em um formato centralizado e comparável é cada vez mais importante à medida que mais jurisdições implementam padrões de relatórios variados. A parceria entre o CDP e o NZDPU para expandir os dados corporativos disponíveis gratuitamente para o bem público permitirá que empresas e reguladores avaliem com mais precisão não apenas seu próprio progresso no cumprimento das metas do Acordo de Paris em toda a sua cadeia de valor, mas também o progresso daqueles com quem desejam fazer negócios.
Sherry Madera, CEO do CDP, disse: "O CDP tem orgulho de avançar em nossa parceria com o NZDPU e servir como seu provedor de dados global fundamental. Nossos dados moldaram os mercados por quase 25 anos, mas garantir que estejam disponíveis gratuitamente para o bem público é fundamental, aberto ao acesso de qualquer usuário – do consumidor ao governo – para impulsionar decisões positivas para o nosso planeta. Essa colaboração demonstra o ecossistema eficiente que podemos construir trabalhando juntos para agilizar os relatórios e evitar a duplicação. As empresas podem divulgar por meio do CDP para fornecer dados climáticos básicos ao NZDPU. Um novo caso de uso e ponto de acesso, e nenhum relatório adicional."
Mary Schapiro, presidente do CDSC, disse: "Esta colaboração expandida entre o CDP e o NZDPU é um passo fundamental para a realização da visão do CDSC de construir conectividade entre as partes interessadas globais, fornecendo acesso a dados de transição climática comparáveis e de alta qualidade. Ao integrar o extenso conjunto de dados do CDP, podemos ajudar a acelerar o desenvolvimento de planos de transição robustos, gerenciar efetivamente os riscos relacionados ao clima e orientar a formulação de políticas informadas à medida que o NZDPU avança para o estágio de produção da concessionária."
Sobre o CDP
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 700 instituições financeiras com mais de US$ 142 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Mais de 24.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados por meio do CDP em 2023, com mais de 23.000 empresas – incluindo empresas listadas no valor de dois terços da capitalização de mercado global – e mais de 1.100 cidades, estados e regiões. Totalmente alinhado com a TCFD, o CDP possui o maior banco de dados ambiental do mundo, e as pontuações do CDP são amplamente utilizadas para orientar as decisões de investimento e aquisição em direção a uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, da We Mean Business Coalition, da The Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite cdp.net ou siga-nos @CDP para saber mais.
Sobre o NZDPU e o Comitê Diretor de Dados Climáticos
A missão do NZDPU é fornecer uma fonte central de dados relacionados à transição climática em nível de empresa que seja transparente e abertamente acessível a todos. O NZDPU foi formado por recomendação do Comitê Diretor de Dados Climáticos (CDSC) estabelecido pelo presidente francês Emmanuel Macron e pelo enviado especial das Nações Unidas para Ambição e Soluções Climáticas, Michael R. Bloomberg, em junho de 2022. Presidido por Mary Schapiro, o CDSC visa apoiar os objetivos climáticos das Nações Unidas, impulsionando o impulso global para que o setor privado relate e divulgue dados climáticos importantes essenciais para a entrega de uma economia líquida zero. O Comitê reúne reguladores, formuladores de políticas e definidores de padrões, informados por provedores de dados e organizações da sociedade civil, para ajudar a enfrentar os desafios dos dados climáticos em toda a economia global. Em 2022, recomendou o desenvolvimento de um repositório de dados climáticos unificado, global e aberto: o NZDPU. Visite climatedatasc.org ou nzdpu.com para obter mais informações.